Tema central: "Geologia: Conhecer o Passado para Construir o Futuro"
Siga-nos:

Presidente de Honra

Leia carta escrita pelo Prof. Setembrino Petri

Setembrino Petri

Professor Emérito da USP

A ideia de convidar o professor Setembrino Petri para Presidente de Honra do 49º Congresso Brasileiro de Geologia veio naturalmente. O lançamento do livro “Setembrino Petri, do Proterozoico ao Holoceno”, organizado pelo grupo de pesquisadores e admiradores Rômulo Machado, Maria Cristina de Moraes e Andrea Bartorelli, chamou a nossa atenção. Setembrino é um dos pioneiros da Geologia no Brasil e com seus 95 anos de idade, confirmou sua presença no Congresso do Rio de Janeiro. Surgiu, então, uma grande oportunidade para homenageá-lo!

Nascido em 1922, Setembrino formou-se no curso de História Natural da USP, em 1944, que anos depois se desmembraria nos cursos de Ciências Biológicas e Geologia. Brinca que só não se tornou músico, como boa parte da família, porque nunca teve paciência para estudar música. Mas segue como um grande fã de óperas e concertos (Jornal da USP, 27/09/2017). Dedicou quase todo o tempo de profissional à pesquisa e formação de geólogos, na área de paleontologia e micropaleontologia, atuando na USP e tornando-se uma referência nacional e internacional em sua área de pesquisa.

É sócio da SBG desde 1 de janeiro de 1946. Participou das primeiras reuniões da Sociedade, que teve sua primeira ata registrada em dezembro de 1945, numa época em que a Sociedade era representada por menos de 20 pessoas. Hoje são 4.803 associados e associadas.

Foi presidente da SBG em 1966 e aposentou-se em 1985 como professor do Instituto de Geociências da USP, continuando a atuar na área de Pós-Graduação, como professor emérito. Recebeu muitas homenagens, incluindo o maior prêmio da Geologia Brasileira, a Medalha de Ouro “José Bonifácio de Andrada e Silva”, outorgada pela SBG em 1969. Seguiram-se a Medalha de Ouro “Orville Derby”, em 2009 e o Prêmio "Colaborador Emérito da Sociedade Brasileira de Geologia", em 2016.

Chama a atenção que ele é comumente visto nos corredores da Geologia da USP, onde é orientador de doutorandos e mestrandos, o que levou o IG a instituir a “Tarde Prof. Setembrino Petri”, que acontece todo dia 25 de setembro, reunindo os pesquisadores em torno do Professor.

Nada mais justo que o 49º Congresso Brasileiro de Geologia homenageie Setembrino Petri. Geólogos e Geocientistas presentes no Rio de Janeiro vão reverenciá-lo e nós manifestamos alegria e satisfação em poder proporcionar este momento!

E como cantavam os mestres Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito (nada mais carioca do que Nelson Cavaquinho),

“Por isso é que eu penso assim / Se alguém quiser fazer por mim / Que faça agora”

Bem vindo, Professor Setembrino Petri ! O Rio de Janeiro o recebe de braços abertos!

Hernani Chaves
Presidente do 49º Congresso Brasileiro de Geologia

49º Congresso Brasileiro de Geologia